Curso

QMI
por Portal ICENP
Publicado: 04/07/2018 - 08:28
Última modificação: 01/09/2023 - 18:32

O curso de Química do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) foi criado a partir da Resolução 02/2006 do Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia. As primeiras turmas tiveram seu ingresso, por meio de vestibular, em Abril de 2007. Atualmente, são oferecidos os cursos de Bacharelado em Química (período Integral) e Licenciatura em Química (período Noturno). A entrada no curso é anual, através da realização da prova do ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - e opção do curso por meio do SiSU - Sistema de Seleção Unificada, sendo 20 vagas destinadas ao curso de Bacharelado e outras 40 vagas para o curso de Licenciatura.

O curso de Química da FACIP/UFU é constituído por:

1. Núcleo de disciplinas básicas envolvendo conteúdos de química, matemática, física (Bacharelado e Licenciatura);
  2. Núcleo de conteúdos pedagógicos (para a licenciatura);
  3. Núcleo de disciplinas específicas (Bacharelado e Licenciatura);
  4. Estágios supervisionados;
  5. Atividades Extracurriculares.

O Curso de Graduação em Química está lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, no campus da Universidade Federal de Uberlândia na cidade de Ituiutaba-MG (a 135 km de Uberlândia e a 670 km de Belo Horizonte). O curso de Química conta com um corpo docente de 15 professores doutores, com projetos pedagógicos atualizados e uma infraestrutura moderna que tem proporcionado a formação de qualidade de seus estudantes, bem como a preparação dos mesmos para o exercício profissional. Os cursos de Bacharelado e Licenciatura de Química lotados no ICENP/UFU foram avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2017), recebendo notas 3 (Bacharelado) e 4 (Licenciatura) e pelo Guia da Faculdade Estadão 2019 recebendo nota 4 (quatro) para os dois cursos em uma escala de 1 a 5, além de terem sido reconhecidos pelo Conselho Regional de Química.

O Curso de Graduação em Química: Bacharelado Integral, com uma carga horária de 2.960 horas, tem duração regular de quatro anos. De acordo com o perfil e as aspirações, o bacharel em Química do ICENP/UFU está habilitado para atender a demanda da sociedade por profissionais e pesquisadores capacitados e competentes para atuar no ensino em nível superior, nos processos industriais e/ou nas atividades de pesquisas tecnológica ou acadêmica. O Curso de Graduação em Química: Licenciatura Noturno, com uma carga horária de 3.200 horas, tem duração regular de cinco anos. O licenciado em Química do ICENP/UFU está habilitado para atender a demanda da sociedade por professores aptos a integrar o processo da educação básica, de maneira responsável, com participação ativa no desenvolvimento de processos pedagógicos, principalmente relacionados com o conhecimento das ciências químicas.

Além das atividades de ensino, o Curso de Graduação em Química: Bacharelado Integral e Licenciatura Noturno incentiva a participação de seus alunos no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, oferecendo várias oportunidades nas mais diversas áreas de abrangência da química. O desenvolvimento de Projetos de Iniciação Científica, Tecnológica e de Iniciação à Docência (PIBID) nas áreas de pesquisas da química constitui-se em componente extra-curricular de fundamental importância para consolidar a formação acadêmico-científico-profissional do aluno.

Perfil do ingressante:

O curso de Química do ICENP/UFU é recomendado para estudantes que tenham como perfil: familiaridade com os conceitos de química do ensino médio; disponibilidade para se dedicar integralmente ao curso durante sua formação, e; dedicação aos estudos.

Habilitação:
Bacharelado, Licenciatura
Regime acadêmico:
Semestral com entrada anual
Turno de oferta:
Noturno, Integral
Duração:
4 anos Bacharelado / 5 anos Licenciatura
Prazo mínimo:
8 semestres (Bacharelado) e 10 semestres (Licenciatura)
Número de vagas oferecidas:
Bacharelado: 20 vagas e Licenciatura: 40 vagas.
Horário de atendimento:
SEG a SEX 08h00 às 21h00