Núcleo

por Alisson Aguiar
Publicado: 16/09/2018 - 15:23
Última modificação: 12/11/2021 - 18:30

Somos um grupo de pesquisa que se uniu, em sua diversidade de ideias e desejos, a fim de contribuir com a pesquisa em Educação Matemática.

O grupo é composto por professores universitários, professores, diretores e supervisores das redes pública e particular de ensino, alunos e ex-alunos da Universidade Federal de Uberlândia.

Acreditamos, assim como Ubiratan D´Ambrosio, que a Educação Matemática deve contemplar um conhecimento matemático atual, como ele se manifesta no dia a dia e na ciência e tecnologia, relevando não apenas o aspecto utilitarista da matemática, mas também as formas de arte, os modos próprios de cada pessoa e grupos de matematizarem.

A arte do nosso grupo vai sendo tecida a cada encontro, como um artista tapeceiro que vai realizando o seu trabalho, sem cansar, com toda intimidade com o seu tear, não se engana. Traça voltas, mil desvios sem perder o fio!

A cada novo projeto, novas publicações e novos ideais, nossa arte se transforma em um tapete acadêmico e nossos desejos de educadores se expressam, significativamente, para o movimento da Educação Matemática brasileira.

O objetivo do NUPEm é tecer um novo tapete para as futuras gerações na arte de educar pela matemática; investigar o contexto educativo na sua complexidade e analisar a prática profissional, refletindo para compreender e sistematizar o efeito das ações propostas, avaliar seus resultados de forma a aprimorá-las.