Laboratório

por Anízio Faria
Publicado: 13/12/2018 - 09:51
Última modificação: 29/04/2019 - 10:14

O LEMUP faz parte da infraestrutura dedicada à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico instalada no campus Pontal no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da UFU e dispõe de instrumentação científica, cuja utilização se dá em caráter multiusuários, de acordo com o disposto na Resolução 06/2015 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (CONPEP-UFU).

Regimento - Laboratório de Equipamentos Multiusuários do Pontal

O objetivo do LEMUP é disponibilizar instrumentação científica e infraestrutura adequada para o apoio das atividades de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas na UFU e em outras instituições de Ensino e Pesquisa; bem como contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico regional e nacional, por meio do apoio à geração de novos conhecimentos e tecnologias e à formação de recursos humanos altamente qualificados.

Equipamentos disponíveis no LEMUP (Clique no nome do equipamento para agendamento de análises, acesso aos formulários de requisição de análise e informações sobre o equipamento):

1. Cromatógrafo a líquida de alta eficiência com detecção por arranjo de diodos e índice de refração (HPLC-DAD-RID)
  2. Analisador termogravimétrico (TGA);
  3. Cromatógrafo a gás acoplado a espectrômetro de massas (GC-MS);
  4. Espectroscópio de absorção na região do Infravermelho (FT-IR);
  5. Espectrofotômetro Cary 5000 UV-vis NIR Agilent;
  6. Espectrofotômetro de Fluorescência Cary Eclipse Agilent;
  7. Analisador de Área Superficial e Porosidade (ASAP);
  8. Calorímetro de Varredura Diferencial (DSC)
  9. Potenciostato/Galvanostato com espectroscopia de impedância eletroquímica (EIE)
Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira: 08h00 às 12h00 e das 13h30 às 17h30