Projeto “A Gastronomia Molecular para divulgação científica interdisciplinar" com coordenação da professora Elaine Kikut e colaboração da professora Luciana Kalabria, é premiado pela PROEXC.

Publicado: 01/12/2023 - 13:50
Última modificação: 11/12/2023 - 13:37

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) realizou, no dia 16/11, a solenidade de entrega de duas premiações: “Prêmio Destaque em Extensão Paulo Freire" e "Prêmio Destaque em Cultura Cora Pavan Capparelli”. O evento aconteceu no anfiteatro do Bloco 5S, no Campus Santa Mônica. Na ocasião, foram homenageados 14 projetos de extensão, realizada uma homenagem in memoriam, concedidos cinco prêmios destaque e seis menções honrosas, nas áreas da extensão e cultura.

O projeto “A Gastronomia Molecular para divulgação científica interdisciplinar” foi um dos projetos premiados pela PROEXC. Coordenado pela Profa. Dra. Elaine Kikuti do Instituto de Química e colaboração das Professoras Dra. Luciana Karen Calábria do ICENP e Dra. Vivian Consuelo Reolon Schmidt da FEQUI, junto com uma equipe de 33 colaboradores composta por profissionais que atuam na sociedade como Chefs de cozinha, empresária, nutricionista e profissionais acadêmicos vinculados a diversas instituições de ensino de todo Brasil e do exterior.
Os professores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, Profa. Dra. Luciana Karen Calábria, Prof. Dr. Alexandre Azenha Alves de Rezende, Prof. Dr. Guilherme Garcia da Silveira, o Prof. Dr. Hélio Carlos Miranda de Oliveira do Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO/UFU e os membros da equipe executora foram discentes do Instituto de Química dos cursos de licenciatura em Química.

Larissa da Silva Zanatto, Bianka Gomes Costa, Pollyana Jheniffer Abreu Gonçalves, João Paulo de Menezes Pereira, discentes do curso de Química Industrial, Layane Resende Coutinho, discente do programa da pós-graduação em Química, Thaís Gomes Souza e um integrante externo, o Bacharel em Química, Leonardo Madureira Leite.
Foram oferecidos 6 cursos 100% gratuito e online para comunidade em geral com o objetivo de proporcionar a compreensão da ciência nas nossas próprias cozinhas. Foi constatado que os 281 participantes do Brasil e da Irlanda reconheceram a cozinha como um verdadeiro laboratório no qual é possível ensinar e aprender ciência.
Este prêmio é o resultado do trabalho incansável desta equipe incrível que fez este projeto se tornar realidade.
Este projeto contou com o apoio financeira de bolsas de extensão concedidas pela PROEXC pelo PIAEV - EDIÇÃO REMOTA – 2021 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO A AÇÕES E EVENTOS DE EXTENSÃO.

Mais informações sobre o evento e as primiações, através do link: Nesta quinta-feira, 16/11, cerimônia vai homenagear pessoas, atividades extensionistas e práticas culturais que se destacaram em 2021 e 2022 | Comunica UFU