Aconteceu na última semana o I Seminário de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências/Química da UFU-Pontal

Publicado: 23/06/2023 - 12:03
Última modificação: 23/06/2023 - 12:05

Aconteceu, na última semana, o “I Seminário de Estágio Supervisionado em Ensino de Ciências/Química da UFU-Pontal”. Os Estágios Supervisionados são componentes curriculares obrigatórios nos Cursos de Licenciatura, posto que permitem o acesso dos futuros professores e professoras às instituições escolares de educação básica, visando a identidade profissional para o exercício da docência. Entretanto, os Estágios podem e devem ser otimizados por meio de ações extensionistas para que fomentem a troca de saberes entre Universidade e Escola.

O I Seminário se propôs a pensar acerca da formação inicial e continuada de docentes, que se faz necessária para alavancar discussões profundas, fortalecendo a aproximação entre a universidade e a escola de educação básica. O evento foi realizado pela UFU – campus Pontal, contou com a colaboração do ICENP e foi Coordenado pela Área de Ensino de Química, Dr. Paulo Vitor Teodoro, Dra. Fernanda Monteiro Rigue e Dr. José Gonçalves Teixeira Júnior.

Os professores apontaram que: "O seminário permitiu que reuníssemos para compartilhar, tensionar e vislumbrar possibilidades acerca do processo de formação de futuros e futuras professoras. Por conta disso, entendemos a potência dessa circunstância para qualificarmos nossas formas de ver, pensar e habitar a docência em Ciências e Química."