Acontece

Portal do Bicentenário realiza Sequência de aulas sobre História da Matemática e da Educação Matemática nos 200 anos de Brasil

Dia 29 de março a aula será "Malba Tahan vai à escola: história, matemática e memória"
por Viviane Andrade
Publicado: 24/03/2022 - 09:47
Última modificação: 04/05/2022 - 11:08

A Matemática é descoberta ou invenção? Está ao alcance de todos ou é privilégio de poucos? É produto de talentos individuais ou resulta de interações socioculturais, políticas e ambientais? De onde vem a aura de superioridade dos conteúdos matemáticos nos currículos escolares? A Matemática é realmente modelo de raciocínio lógico? Por que é ainda louvada como “rainha das ciências”? Essas e outras questões podem ser elucidadas pela História da Matemática e da Educação Matemática. A Matemática tem uma história intimamente associada à história do seu ensino. Uma história repleta de contradições e incertezas, feita de memórias e esquecimentos que ficaram impressos no mundo herdado pelas novas gerações. Produzir e contar as Histórias da Matemática nos ajuda a perceber essa disciplina como produto sociocultural, como uma das muitas manifestações da diversidade e da comunicação humanas. Por meio dessas histórias, podemos compreender a natureza da Matemática, de seus objetos e de seus métodos, refletindo sobre seus processos de produção e difusão com reflexos importantes no seu ensino. Por meio de episódios da História da Matemática e da Educação Matemática nesses 200 anos de Brasil, o Portal do Bicentenário busca motivar a discussão de questões éticas, políticas, sociais e culturais associadas à atividade matemática, ao seu ensino e à sua inserção na diversidade cultural brasileira.

O Portal do Bicentenário realiza, no dia 29 de março, a primeira aula da série “Histórias da Matemática e da Educação Matemática nos 200 anos de Brasil”. Nessa aula, o tema é "Malba Tahan vai à escola: história, matemática e memória", com a professora Cristiane Coppe de Oliveira (UFU). A mediação pelo Portal será feita pela professora Romélia Mara Alves Souto (UFSJ).

Haverá tradução para libras e emissão de certificado.

NÃO PERCA!!!

Palestrante: Profa. Cristiane Coppe de Oliveira

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG). É diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM/Regional MG; diretora de Estudos e Pesquisas Afrorraciais da UFU; membro do Grupo de Pesquisas em Etnomatemática – GEPEm-USP. Investiga a importância da inserção da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no currículo em Matemática.

Mediadora: Profa. Romélia Mara Alves Souto

Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/MG). Membro do Grupo Temático de Matemática do Portal do Bicentenário. Atua na formação de professores de matemática, investigando as relações da História com a Educação Matemática e o papel das produções audiovisuais no ensino de História da Matemática.

Anote aí:

Data: 29/03