Acontece

Professor do curso de ciências biológicas do ICENP está entre os cientistas mais influentes do mundo

por Marcella Freitas
Publicado: 12/11/2021 - 18:13
Última modificação: 12/11/2021 - 18:46

Professor Ariovaldo Antonio Giaretta do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal entre os Cientistas mais Influentes do Mundo, de acordo com a terceira edição do ranking publicado anualmente por um grupo de pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Uma lista com os 100 mil pesquisadores mais influentes no mundo foi divulgada na revista científica Public Library of Science (PLOS) Biology, da editora Elsevier, em outubro de 2021 e nela constam cinco professores da UFU, sendo no total 812 brasileiros mencionados. O estudo foi baseado nas informações da Scopus, a maior base de dados de resumos e citações de literatura revisadas por pares. A classificação final é separada em duas perspectivas, uma em que avalia os profissionais pelo impacto de citações ao longo da carreira, considerando até o final de 2020 e, a outra, por referências no período do último ano.

O Professor Ariovaldo Giaretta é Mestre e Doutor em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas, Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas, Pesquisador do CNPq (Zoologia), Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia, Assessor do CNPq e FAPESP. Suas pesquisas abrangem Taxonomia, Sistemática, Ecologia e Comportamento, tendo Anura como modelo biológico e morfologia, acústica e moléculas como bases de dados. Ao longo da carreira, publicou 165 artigos em periódicos científicos especializados. Atua também em: 1) Inventários de biodiversidade, 2) Curadoria de coleções zoológicas e bases de dados associadas e 3) Atividades Editoriais: Editor Associado da Phyllomedusa; corpo revisor de diversos jornais (e.g. Zootaxa, Journal of Herpetology, Copeia e Herpetologica, Bioacoustics). Recebe apoio financeiro do CNPq e da FAPEMIG. Orientador (Doutorado e Mestrado) do Programa de Biologia Comparada da Universidade de São Paulo.

Confira o ranking "Updated science-wide author databases of standardized citation indicators" no site da Elsevier: https://elsevier.digitalcommonsdata.com/datasets/btchxktzyw/3?fbclid=IwAR2N1YjREY1iUdFCEQPA3BYdAKEW0RrcUrkS81AX64US2yW6baxQagi-ajA