Paulo Vitor Teodoro de Souza

Titulação:
Doutorado
Data de ingresso:
04/10/2021 (2 anos, 5 meses, 25 dias)
Regime de Trabalho:
Dedicação Exclusiva
Formação:

Licenciado em Química e Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É Doutor em Educação em Ciências, pela Universidade de Brasília (UnB), com Tese fundamentada no Raciocínio Qualitativo - área da Inteligência Artificial (IA) que possibilita a construção de sistemas dinâmicos interdisciplinares, na formação conceitual, a partir da modelagem. Foi Professor das disciplinas de Ciências e Química, em escolas públicas e particulares da Educação Básica (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos). Atuou como professor efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano). Nessa instituição, foi Coordenador de Iniciação Científica e Tecnológica, Gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Ensino de Ciências e Matemática e Coordenador Adjunto do Programa Novos Caminhos/MEC. Além disso, presidiu o Núcleo Docente Estruturante do primeiro Curso de Licenciatura do IF Goiano - Campus Catalão: Graduação em Ciências Naturais. Atualmente é Professor no Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (ICENP) da UFU e compõe o quadro permanente de docentes do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. É um dos coordenadores do núcleo Interdisciplinar do Programa Residência Pedagógica na UFU e é Docente Orientador nos Estágios Supervisionados em Ensino de Química do ICENP/UFU. Em experiências anteriores, foi proponente e coordenador dos seguintes projetos de extensão: Criança na Música, financiado pelo Edital do Programa Municipal de Incentivo a Cultura (PMIC/Uberlândia); A Ciência dos modelos de Foguetes; Trabalho de Educação, Ciência e Arte (TeciArte); Ações para integração social de pessoas em situação de rua na cidade de Catalão; e, ainda, o uso de modelos de simulação baseados em Inteligência Artificial no Ensino de Ciências. Atualmente, na UFU, é coordenador do projeto de extensão 'Vamos modelar e discutir ciência com a gente?' (Registro SIEX/UFU 30881), em que desenvolve intervenções didático-pedagógicas (em colaboração com estudantes e professores/as da Educação Básica, dos cursos de Química, Física e Biologia do ICENP/UFU e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática), nas perspectivas interdisciplinar e inclusiva, em escolas de educação básica. Tem experiência na área de Ensino de Química/Ciências, discutindo principalmente os seguintes temas: modelagem (por meio da IA), Educação Ambiental, Inclusão e Educação de Jovens e Adultos.

Unidade Organizacional:
Tópicos: