Residência Pedagógica

Residência Pedagógica

by Portal ICENP
Published: 07/08/2019 - 14:13
Last modification: 13/08/2019 - 17:58

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo
induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de
educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de
aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada
por um docente da sua Instituição Formadora. A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a
Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos
seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica (CAPES, 2018).

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) participa do programa da Residência Pedagógica desde agosto/2018 com 8 subprojetos e 12
núcleos, nos dois campi, Ituiutaba e Uberlândia, totalizando xxx bolsistas (305 residentes,  37 preceptores, 25 escolas públicas
parceiras). O ICENP participa nas 4 áreas do conhecimento (Matemática, Química, Física e Biologia), sendo constituído 2 núcleos
interdisciplinares: Matemática/Química e Biologia/Física/Matemática(FAMAT).

  O objetivo geral é viabilizar a articulação entre a teoria e prática nos cursos de licenciatura e o fortalecimento da formação do
futuro professor que ao concluir sua formação em determina área da licenciatura, atuará na educação básica brasileira por meio do
estabelecimento de metas norteadoras de ações decorrentes da parceria entre a Educação Superior (UFU) e as redes públicas da Educação
Básica. Para isso, temos como objetivos específicos: (a) criar condições para a vivência de situações concretas e diversificadas,
relacionadas à profissão docente, por meio do planejamento coletivo da escola e da capacidade de lidar adequadamente com os relacionamentos
intra e interpessoais primando o trabalho colaborativo e em equipe; (b) analisar as convergências e divergências sobre o desenvolvimento do
estágio supervisionado nos cursos de licenciatura e suas possibilidades de convalidação no âmbito da residência pedagógica; (c) criar
condições de implantação do Programa de Residência Pedagógica nas escolas da rede pública por meio de diálogos com professores,
preceptores, diretores e gestores de ensino, estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores; (d) proporcionar ao
residente o contato com a profissão docente por meio da vivência de situações concretas e diversificadas em seus diversos componentes
curriculares, à luz da articulação entre a teoria e a prática pedagógica; (e) viabilizar o desenvolvimento da reflexão sobre o
exercício profissional e seu papel social, aprofundando os referenciais teórico-metodológicos da educação e envolvendo as áreas que
compõem o currículo da Educação Básica; (f) promover discussões e reflexões científicas entre as propostas curriculares pedagógicas dos
diversos cursos de Licenciaturas da UFU e as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na percepção dos impactos da
residência pedagógica para a formação inicial do docente; (g) ampliar a reflexão sobre a formação docente, a Residência
Pedagógica e o estágio supervisionado obrigatório no sentido de colaborar no processo de constituição da própria profissão,
valorizando a carreira docente; e (h) aperfeiçoar a qualidade da formação inicial dos residentes licenciandos da Universidade Federal
de Uberlândia, promovendo a integração entre a IES e a rede pública de educação básica, exercitando de forma ativa a relação entre
teoria e prática docente.

Coordenador: Vlademir Marim