Acontece

Professores do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (UFU) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) reconheceram a presença de dinossauros abelissaurídeos em Ituiutaba-MG.

por Marcella Freitas
Publicado: 12/12/2023 - 14:42
Última modificação: 12/12/2023 - 14:51

O Professores e pesquisadores Ariovaldo Antonio Giaretta juntamente  (ICENP/UFU), Sabrina Coelho Rodrigues (ICENP/UFU) e Pedro Victor Buck (UEMG) reconheceram a presença de dinossauros abelissaurídeos em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro.  

Com base em escavações em campo, os pequisadores encontarram um dente fossil do dinossauro. segundo o professor Ariovaldo, o reconhecimento foi possível por comparações com extensa base de dados da literatura de dentes do mundo todo e por comparações com dentes de idade comparável provenientes de Uberaba (MG). 

Nossos dentes de abelissaurídeos indicam, então, sua presença na Ituiutaba do fim do Cretáceo, o que significa que, na época, eles tinham uma distribuição bem ampla no sudeste e centro-oeste brasileiros. 

A continuidade dos estudos em Ituiutaba, incluindo a obtenção de dados sobre as espécies que ocorriam junto com esses dinossauros, como suas presas, ajudarão a compreender o antigo ambiente em que viveram, ou seja, o de Ituiutaba e região de 70 milhões de anos atrás. 

Ituiutaba entra assim na rota das localidades com registro de dinossauros Cretáceos brasileiros, o que, além do interesse científico, é relevante em termos educacionais e sociais pelas questões culturais e filosóficas que esse tema abarca e do potencial turístico a ele associado. 

Matéria completa através do link: Ituiutaba na era e na rota dos dinossauros carnívoros  | Comunica UFU